Hoje as homenagens vão para todos os atletas e ex-atletas profissionais.
Em 1998, com o advento da Lei Pelé, foram definidas as diretrizes da atividade de atleta profissional e regulamentação de outras normas do esporte.
Para o presidente do Sistema FAAP/AGAP, Julio Lirio, este momento é propício para lembrar a importância do atleta no contexto da transição de carreira.
“Sabemos que o esporte, de forma geral, é agregador e soma de todas as formas na construção de uma sociedade melhor. Contudo, para os atletas é necessário um olhar mais cuidadoso. Eles são guerreiros, mas, muitas vezes não têm tempo para pensar no futuro, por isso é imperativa a sua capacitação para novas atividades, em momento de transição para o pós-carreira”, disse Júlio, que também é ex-atleta profissional do futebol.
Segundo o presidente, a maioria dos atletas que integram o Sistema FAAP/AGAP estão em busca de bolsas de estudo. “Alcançamos uma parcela que estuda e busca novos horizontes por meio da capacitação, mas é necessário trabalhar a base, unindo esporte e educação como alternativa completa na formação”, destacou, parabenizando os atletas de todas as modalidades esportivas.